Expediente


Publicação

Communications in Airline Economics Research

ISSN
2965-8225

Instituição responsável
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Escopo
Análises dos aspectos econômicos da indústria de transporte aéreo, com ênfase no Brasil.

Página online

www.nectar.ita.br/caer

Corpo Editorial

Editor-Chefe
Prof. Dr. Alessandro Vinícius Marques Oliveira
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
ID Latttes: 7489601043203780

Editores Associados
Prof. Dr. Moisés Diniz Vassallo
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
ID Latttes: 8821972747380756

Prof. Dr. Humberto Filipe de Andrade Januário Bettini
Universidade de São Paulo (USP)
ID Latttes: 7719629634335014

Suporte Editorial
Bruno Felipe de Oliveira, PhD Student
Griffith University, Austrália
ID lattes: 1801608590663490

Periodicidade
Fluxo contínuo, com os artigos disponibilizados online individualmente assim que são finalizados e revisados. Os artigos são publicados continuamente ao longo do ano. A identificação dos artigos é feita completamente por meio dos e-locadores, sendo o seu agrupamento em volumes apenas um facilitador, de presença opcional nas citações.

Tipo de Acesso
Política de Acesso Aberto, disponibilizado no repositório digital multidisciplinar Zenodo (zenodo.org/communities/caer) do consórcio europeu OpenAIRE (Open Access Infrastructure for Research in Europe).

Idiomas
Português e Inglês.

Identificação dos artigos
Identificação de volume anual sequencial; uso de identificador "e-locator" designado a partir do número presente no sufixo do código DOI (Digital object identifier). Número de páginas reinicia a cada artigo. Por exemplo, em https://doi.org/10.5281/zenodo.10658282, o identificador e-locator é 10658282.

Citação de artigos
Ao citar artigos da publicação, utilizar o número do volume (opcional), seguido do e-locator único do artigo. Exemplo: Oliveira, A. V. M. (2024). A sazonalidade dos preços das passagens aéreas antes e depois da pandemia. Communications in Airline Economics Research, 1, 10658282. https://doi.org/10.5281/zenodo.10658282.

Autor Corporativo

Nome
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Núcleo de Economia do Transporte Aéreo (ITA-NECTAR)

Endereço Completo
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Divisão de Engenharia Civil (IEI)
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo
Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias
12228900 - São José dos Campos, SP - Brasil
Telefone: (12) 3947-6801
E-mail: nectar@ita.br.

Tipos de artigos
São publicados artigos originais, de metodologia científica, mas também de análises conjunturais, técnicas e de resenha da literatura. Não há seções distintas.

Formato de publicação
Eletrônica.

Submissões
A publicação é destinada à publicação de artigos de alunos e pesquisadores internos ao Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ocasionalmente, em casos excepcionais, artigos de pesquisadores externos ao núcleo podem ser considerados.

Política de avaliação
Processo de avaliação rigoroso que inclui uma submissão interna inicial, seguida pela avaliação da Equipe Editorial. O processo não prevê procedimento de avaliação por pares. O tempo médio de avaliação e revisão é de 1 a 3 meses. Os critérios de avaliação enfatizam a originalidade, o uso de dados abertos e a disponibilização do código-fonte. Além disso, resenhas e artigos qualitativos que abordam aspectos importantes da economia da aviação são considerados para publicação. mas não passam por revisão externa por pares. A publicação tem por objetivo ser uma plataforma para pesquisadores e estudantes da área Economia do Transporte Aéreo que os possibilite apresentar à sociedade a relevância de seus estudos, contribuindo com o desenvolvimento da economia brasileira.

Política de Privacidade
A publicação respeita a privacidade dos seus usuários e se compromete a proteger os dados pessoais coletados de acordo com as normas legais aplicáveis, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os dados coletados são utilizados exclusivamente para fins relacionados à publicação e disseminação dos artigos, e não são compartilhados com terceiros sem o consentimento explícito dos usuários. Adota medidas de segurança para proteger os dados contra acessos não autorizados.

Licença Creative Commons
A publicação adota uma política de licenciamento flexível para promover a disseminação ampla do conhecimento. A licença de direitos autorais mais adequada para este caso é a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0.

Instruções para autores
Os autores devem enviar seus manuscritos eletronicamente através do endereço eletrônico do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo (NECTAR). Os manuscritos devem ser preparados de acordo com as diretrizes de formatação da revista e incluir todos os elementos necessários, como resumo, palavras-chave, texto principal, referências e, se aplicável, tabelas, figuras e anexos.

Preparação do Manuscrito
O manuscrito deve ser redigido em MS Word, formato docx. O texto deve ser claro, conciso e redigido em português ou inglês. Ele deve ser formatado de acordo com o estilo da revista, incluindo margens, espaçamento entre linhas, tamanho e tipo de fonte. Os autores devem garantir que o manuscrito esteja livre de erros gramaticais e ortográficos.

1. Estrutura do Manuscrito: O manuscrito deve ser organizado da seguinte forma: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, seções internas, Conclusão e Referências. Outras seções, como agradecimentos e recursos utilizados, podem ser incluídas conforme necessário.

2. Título: O título do artigo deve ser conciso e informativo, refletindo o conteúdo do trabalho. Deve estar centralizado e em negrito, com estilo de capitalização de frase (maiúsculas apenas na primeira palavra e em substantivos próprios).

3. Nomes dos autores e afiliações: abaixo do título, inclua os nomes completos dos autores (ou com as devidas abreviações de nomes intermediários), seguidos por suas afiliações institucionais. O autor correspondente deve ser indicado com um asterisco, e seu endereço de e-mail deve ser fornecido em uma nota logo após a descrição dos autores.

4. Resumo: O resumo deve fornecer uma visão clara e concisa do objetivo, metodologia, principais resultados e conclusões do estudo. Deve ser seguido por uma lista de palavras-chave relevantes para o tema do artigo.

5. Reprodutibilidade: No caso de artigo com uso de dados e códigos, sugere-se inserir logo após as palavras-chave a seguinte expressão, ou equivalente: "Reprodutibilidade: os dados e o código utilizados no estudo, bem como o artigo final, estão disponíveis em plataformas online de acesso aberto".

6. Corpo do Texto: O texto do artigo deve ser claro e sucinto, e possuir teor de formalismo e cientificidade. Use subtítulos em negrito para destacar estas seções. A numeração é romana maiúscula, sendo que a Introdução e a Conclusão são numeradas.

7. Figuras e Tabelas: Todas as figuras e tabelas devem ser inseridas no formato "alinhado com o texto" e devem ser acompanhadas por legendas explicativas. As legendas das figuras devem ser colocadas abaixo das figuras, enquanto as legendas das tabelas devem ser colocadas acima das tabelas.

8. Referências: As referências devem ser listadas no final do artigo e formatadas de acordo com o estilo de citação adotado pela revista (APA, 7a edição). Certifique-se de incluir todas as fontes citadas no texto. Artigos não citados ao longo do texto podem ser incluídos, desde que façam parte da bibliografia necessária ao entendimento do texto.

8. Formatação Geral: O artigo deve ser formatado com margens de 1,27 cm, fonte Times New Roman tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples e espaçamento entre parágrafos de 3 pontos. A primeira linha possui uma tabulação de 0,4 cm. O corpo do documento deve possuir duas colunas. Todas as páginas devem ser numeradas. Seguir o modelo de formatação disponível em www.nectar.ita/caer/modelo.docx. Não utilizar outros estilos que os disponíveis nesse documento.

Diretrizes Éticas
Os autores devem seguir padrões estabelecidos de ética para pesquisa e publicação, incluindo a obtenção de aprovação de comitês de ética, quando aplicável, e a garantia de que todos os participantes da pesquisa tenham participado da pesquisa e dado seu consentimento informado. Qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado.

Declaração de Ética e Boas Práticas
A publicação segue padrões éticos rigorosos em todas as etapas do processo de publicação, incluindo a submissão, avaliação, edição e publicação de manuscritos, comprometendo-se com a transparência, a integridade acadêmica e a prevenção de conflitos de interesse. Adere às diretrizes da política de compartilhamento do Creative Commons e não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação.

Política de Acesso Aberto
A publicação adota uma política de acesso aberto, disponibilizando todo o seu conteúdo de forma gratuita e imediata para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para promover a disseminação ampla do conhecimento.

Política de Direitos Autorais
Ao submeter um manuscrito, os autores concordam com a política de direitos autorais da revista. Os direitos autorais são mantidos pelos autores, enquanto a publicação recebe o direito de primeira publicação.

Aceitação e Publicação
Após a aceitação, o manuscrito passa por uma revisão de texto e formatação final antes da publicação. Os autores receberão provas do manuscrito para revisão e aprovação antes da publicação final. 

Indexação
A Communications in Airline Economics Research é indexada no Zenodo, um renomado repositório de acesso aberto que garante a ampla divulgação de seu conteúdo. Além disso, a revista utiliza a plataforma Harvard Dataverse para dados abertos, permitindo que os pesquisadores compartilhem, arquivem e acessem conjuntos de dados relacionados à pesquisa econômica de companhias aéreas. Todos os metadados de seus artigos estão incluídos nesses repositórios.

Contato
Prof. Dr. Alessandro V. M. Oliveira
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo
E-mail: alessandro@ita.br

Apoio

A Communications in Airline Economics Research conta com o apoio de instituições acadêmicas brasileiras e de plataformas internacionais de acesso aberto.

Aeronautics Institute of Technology
Aeronautical Infrastructure Engineering - ITA
Civil-Aeronautical Engineering - ITA
AVSTATS-Brasil
Harvard Dataverse
Zenodo
Laboratório de Transporte Aéreo - ITA

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