Estudo econométrico dos efeitos das privatizações de aeroportos na formação de preços das companhias aéreas brasileiras.

I. R. Brito, and A. V. M. Oliveira

Working Paper. Center for Airline Economics - CAE

Abstract

Este trabalho desenvolve um modelo econométrico para testar possíveis impactos das privatizações de aeroportos na precificação das companhias aéreas no Brasil. Utilizou-se a metodologia de diferenças-em-diferenças, considerando como grupo de tratamento as rotas envolvendo aeroportos privatizados no período pós-concessão. Foram encontradas evidências de aumentos em torno de vinte por cento nos preços quando a rota envolve pelo menos um aeroporto privatizado, em comparação com rotas envolvendo aeroportos similares. Entretanto, os resultados apontam também para uma tendência de queda de preços nas rotas em aeroportos privatizados mais acentuada do que nos aeroportos do grupo de controle. Esse resultado também pôde ser observado na análise realizada utilizando o método das variáveis sintéticas. Esse comportamento é sugestivo de que barreiras à entrada são criadas com as obras de melhorias e expansão dos aeroportos concessionados, mas que no longo prazo há uma tendência a um maior engajamento em relações verticais entre companhias aéreas e aeroportos.

Título em Português

Resumo

Reference:

Brito, I. R., & Oliveira, A. V. M. (2019) Estudo econométrico dos efeitos das privatizações de aeroportos na formação de preços das companhias aéreas brasileiras. Working Paper. Center for Airline Economics - CAE. Disponível em www.nectar.ita.br/pesquisas.

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