Uma análise empírica da padronização de frota de companhias aéreas e os efeitos de fatores operacionais.

R. R. Narcizo, and A. V. M. Oliveira

Working Paper. Center for Airline Economics - CAE

Abstract

O presente trabalho desenvolve um modelo econométrico para avaliar alguns dos fatores determinantes das estratégias de padronização de frota de companhias aéreas. Considera-se a padronização em nível de modelo de aeronave, com controles dos efeitos da padronização de fabricante e de família dos equipamentos de voo. O modelo empírico foi estimado com dados do transporte aéreo brasileiro e utiliza diversas variáveis operacionais, como tamanho e idade médios da frota, fluxo de passageiros por voo e número de destinos servidos. O efeito de fatores de custos operacionais e de demanda são também incorporados ao modelo. Os resultados apontam para uma tendência à maior padronização de frota no Brasil. Entretanto, aumentos nos custos com combustível podem atenuar essa tendência, por induzir uma busca por aeronaves com tecnologia mais avançada e menor consumo energético. Os resultados da pesquisa possuem implicações de políticas corporativas e públicas visando ao estímulo da gestão eficiente e sustentável da frota das companhias aéreas no país ao longo dos próximos anos.

Título em Português

Resumo

Reference:

Narcizo, R. R., & Oliveira, A. V. M. (2018) Uma análise empírica da padronização de frota de companhias aéreas e os efeitos de fatores operacionais. Working Paper. Center for Airline Economics - CAE. Disponível em www.nectar.ita.br/pesquisas.

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